quinta-feira, 3 de abril de 2014

Cânions do Rio Grande do Sul

Um simpático município localizado na Serra Gaúcha, na região conhecida como Campos de Cima da Serra, distante 193 km de Porto Alegre. Sua localização é muito estratégica porque está próximo ao litoral gaúcho e às regiões das Hortênsias, da Uva e do Vinho. Conhecida como a terra dos Cânions e também Capital do Mel. A cidade foi cenário de produções de novela da Globo como Esplendor, O Profeta, Chocolate com Pimenta e a minissérie A Casa das Sete Mulheres.
O parque nacional de Aparados da Serra é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada na Serra Geral, encampando os desfiladeiros na fronteira natural entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As encostas da Serra Geral foram chamadas pelos Tropeiros de Aparados, pois estando em vertical parecem ser cortadas a facas, foi assim que eles observavam estas grandes gargantas quando desbravavam o Sul do Brasil.
Possui a maior parte de mata Atlântica preservada assim como o maior número de vertentes de águas cristalinas do Brasil e é aqui que ocorrem as menores temperaturas registradas no país.
A principal atração do parque é o famoso Cânion do Itaimbezinho, distante 18 km do centro de Cambará do Sul, considerado o maior da América do Sul, suas paredes medem 5,8 Km de extensão, 720 m de profundidade e 600 m de largura.  Este parque é aberto e possui três trilhas para visitação, sendo permitida a entrada até às 17 horas. É cobrada uma taxa de visitação sendo proibido acampar ou pernoitar no interior do parque.
Quando visitei este cânion havia neblina, nada que comprometesse a bela paisagem. Um silêncio interrompido pelo canto dos pássaros, do barulho do vento nas araucárias, o som fascinante da água percorrendo um caminho até chegar à Cascata Véu de Noiva. A máquina fotográfica é o equipamento obrigatório para registrar tanta beleza.
      Se Itaimbezinho é um cânion bonito, prepare-se para conhecer Fortaleza, o meu cânion favorito, simplesmente é impressionante!
O Cânion Fortaleza, distante 22 km de Cambará do Sul, é o maior de todos e também considerado um dos mais fascinantes e misteriosos do país, um abismo formado por pedras e árvores intocadas. Seu paredão tem 7,5 Km de extensão e em alguns pontos tem 900 m de altura. O nome se deve ao formato geológico que lembra uma fortaleza. Com tempo bom, sem neblina, de cima do morro é possível observar cerca de 95% do cânion e as praias que fazem limite entre o RS e Santa Catarina.
Paz é tudo que transmite este abençoado lugar. É possível deitar sobre uma pedra e observar o abismo. Ouvir o tilintar da pedra lançada no precipício, o aroma indescritível, flores silvestres, mata nativa, e claro, sempre muito bem acompanhada! 
Após este belo passeio uma sugestão de restaurante em Cambará do Sul, “Casa Nostra”, uma galeteria dos deuses!





Nenhum comentário:

Postar um comentário