terça-feira, 29 de abril de 2014

As belezas de Natal RN


Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, possui o título de Cidade do Sol, pelo fato de estar localizada próxima a Linha do Equador e de, em alguns dias do ano, o tempo ensolarado chegar a até quinze horas diárias. Um estudo realizado pela Nasa concluiu que o ar natalense é o mais puro de todo o continente americano.
Este belo lugar possui 400 km de costa entre Natal e arredores, emoldurados por dunas, recifes, falésias e piscinas naturais, um dos destinos mais procurados do país.  Passeios de buggy, vilas de pescadores, natureza preservada, são as férias perfeitas. Natal é a segunda capital brasileira com a menor área territorial.
Historiando, ela foi fundada pelos portugueses no século 16, com a construção do Forte dos Reis Magos. A fortaleza, com formato semelhante ao de uma estrela de cinco pontas, é um dos principais cartões postais da cidade. Além de guardar canhões e muitas histórias, descortina uma bela vista das praias urbanas, como por exemplo, a praia dos Artistas.
Outro símbolo de Natal é o Morro do Careca, uma duna de aproximadamente 107 metros, localizada na Praia de Ponta Negra. No passado era uma fonte de diversão, os banhistas e turistas escalavam o morro e desciam com a ajuda de um brinquedo chamado “esquibunda”, desde o final da década de 90 ele está fechado à visitação para preservação da mata de restinga e também para a areia não descer e consequentemente a altura do morro diminuir.
É em Ponta Negra também que a vida noturna potiguar acontece com bares, restaurantes, boates, pubs e shopping.
O maior cajueiro do mundo, plantado em 1888, está localizado na Praia de Piranji, no litoral sul, a 12 km de Natal, no município de Parnamirim. A árvore cobre uma área de aproximadamente 8500m² e produz cerca de 70 a 80 mil cajus na safra.
E a maior novidade no cajueiro é que você não ficará desconectado em nenhum momento, você pode tirar fotos, gravar vídeos, interagir com os amigos, sem perder o grande momento que é estar neste cartão postal, tudo isso porque o cajueiro está conectado Wi-Fi. Chique hem!
Praia de Maracajaú, localizada no litoral norte de Natal, com suas águas mornas, convidativas para um relaxante mergulho em companhia da fauna e flora. Esta praia faz parte da Área de Proteção Ambiental, por causa do conjunto de corais a 7 km da costa, os chamados “Parachos de Maracajaú”, e também um lugar com uma vila de pescadores preservada por seus costumes e tradições.
A Praia da Pipa está entre as 10 praias mais bonitas do Brasil. A Baía dos Golfinhos é perfeita para um banho de mar calmo e também para observar os golfinhos que nadam sem preocupação alguma pela orla.
Mas o passeio que mais gostei foi nas dunas fixas de Genipabu, localizados no município de Extremoz, a 20 km de Natal. Famosa internacionalmente por sua beleza a região destaca-se por imensas dunas e uma lagoa de águas doces, calmas, limpíssimas, proporcionando um excelente banho de mar. Seus buggies coloridos subindo e descendo, passando por dromedários que lembram desertos árabes, tudo com muita emoção. Tem também as dunas móveis de Pitangui, onde a ação do vento muito intensa move a areia de um ponto a outro, o que torna a paisagem sempre uma novidade. Mas nunca se esqueça de contratar um bugueiro credenciado para que seu passeio seja inesquecível.

         Bom passeio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário