quarta-feira, 2 de abril de 2014

Destino: Campo Grande / Ms

Campo Grande é a capital do estado do Mato Grosso do Sul, localizada na região centro oeste, conta hoje com aproximadamente 775 mil habitantes. É carinhosamente chamada de “Cidade Morena” por causa do tom vermelho de sua terra. Suas avenidas e ruas são largas, muito arborizadas, praticamente sem trânsito.
Um passeio muito legal de fazer é o City Tour, com um ônibus panorâmico especial de dois pavimentos, que passa por 42 pontos turísticos com guia bilíngue. O ponto de partida é a Morada dos Baís, o primeiro sobrado edificado em alvenaria, concluído em 1918, hoje abriga o Centro de Informações Turísticas e Culturais. Neste passeio tem visitação ao Museu das Culturas Dom Bosco e Memorial de Cultura Indígena. O índio é muito presente na cultura de Campo Grande. O lazer do campo-grandense são os passeios ao ar livre, em parques e praças.
Para quem gosta de compras, Campo Grande possui três bons shopping centers, o mais novo é o Bosque dos Ipês, nome dado porque a cidade é considerada a capital dos Ipês.
Quando visito uma cidade nova gosto de andar de coletivo urbano, pois só assim eu tenho noção da localização, do povo do lugar e as peculiaridades que envolvem o lugar.
O transporte coletivo não possui ar condicionado, o que é bem complicado numa cidade onde o calor é intenso. A venda de passagens se dá em terminais, assim o ingresso ao coletivo é feito através de cartão, o que dificulta a vida do turista. Os ônibus são lotados, há poucos bancos o que faz com que os passageiros percorram o percurso em pé. Um ponto favorável é a pontualidade nos terminais, acredito que seja pelo fato de não haver sérios congestionamentos.
Como curiosidade: meu filho mora há pouco tempo em Campo Grande e me relatou que em um barzinho da cidade pediu uma coca cola e o garçom perguntou se ele queria completo. O que era completo? É com gelo e limão respondeu o garçom muito solícito. Ao receber a conta foi surpreendido com um acréscimo de R$ 1,50 por conta do gelo e limão.
Uma cidade para observar, conhecer, caminhar pelos parques acompanhados pelo som das araras coloridas, dos tucanos que voam de árvore em árvore. Observar a natureza, seus ipês coloridos, suas árvores frondosas.

Semana que vem retorno à Campo Grande e conto um pouco mais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário