sexta-feira, 8 de abril de 2011

A VIOLÊNCIA NO RIO DE JANEIRO


É impossível ficar alheia e calada diante de tanta violência. Nossas vidas são invadidas por notícias apavorantes de todos os lados: violência urbana, como assaltos a prédios de luxo, seqüestros, morte em escola municipal; violência da natureza como terremotos e tsunamis, violência de um modo geral. Não houve tempo para se recuperar do terremoto do Japão e logo em seguida uma tragédia bem perto de nós.
Nem nossas crianças escapam de tanta violência, seja em casa, como no caso do assalto ao prédio em Porto Alegre, seja na escola do Rio de Janeiro. Violência que só víamos nos filmes e nos noticiários estrangeiros, agora invade as manchetes locais. Lugares que nós adultos pensávamos invioláveis como uma escola municipal num bairro comum de uma grande cidade.
Leio jornais, vejo na televisão, procuro respostas na internet, mas todos estão atônitos, buscando explicações a um comportamento de um jovem desconhecido “Wellington”, de 24 anos, que simplesmente resolveu premeditadamente sair atirando e matando.
Hoje pela manhã já escutei de tudo, alguns especialistas tentam analisar, alguns se arriscam ao afirmar que o “matador” tinha comportamento esquizofrênico, outros que ele era um sociopata e outros o descrevem como um psicopata. Mas afinal, o que quer dizer cada um desses termos? Busquei algumas definições para cada um desses transtornos de personalidade.
Esquizofrênico: é um transtorno psíquico, alteração do pensamento, alucinações, delírios, alterações no contato com a realidade. Atinge 1% da população mundial, manifestando-se habitualmente entre 15 e 25 anos.
Sociopata: transtorno de personalidade, caracterizado pelo comportamento impulsivo do indivíduo afetado, desprezo por normas sociais, indiferença aos direitos e sentimentos dos outros. Não raramente tem um comportamento agressivo e diferente, que varia de caloroso para frio ou cruel dependendo de como quiser manipular, possuem grande talento em escrever e juntar rimas. A maioria dos sociopatas (72%) é do sexo masculino, muitos tem uma família desestruturada ou tiveram uma infância difícil e quando atingem a fase adulta, utilizam comportamento violento como meio de se “vingar” do passado, inconscientemente.
Psicopata: essas pessoas se caracterizam por um distúrbio mental grave caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos genuínos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorso e culpa para atos cruéis. Tem plena consciência de que seus atos não são corretos, tanto que na carta que o “atirador” deixou ele pede perdão pelo que fez e ainda tem o descaramento de pedir que rezem em seu túmulo.
Os psicopatas andam pela sociedade como predadores sociais, rachando famílias, se aproveitando de pessoas vulneráveis. Nem todo psicopata é assassino, alguns estão em escritórios, muitas vezes ganhando uma promoção atrás da outra enquanto puxam o tapete dos colegas, caracterizados como “cobras de terno”.
Sei que é contra a minha religião desejar a morte de alguém, mas ainda bem que o sargento da policia militar estava no lugar certo, na hora certa para atingir esse maluco e evitar que mais mortes ocorressem dentro daquela escola.
Não tem como imaginar a dor das famílias, um fato desta magnitude entristece a todos nós, nos causa uma sensação de vazio de impotência, de insegurança, de descrédito, uma inquietação, um sentimento inexplicável de muito medo!

3 comentários:

  1. O pior é constatar que este tipo de pessoa circula livremente entre nós e a qualquer momento pode ter uma reação inesperada de completo desatino. Lamentável!

    ResponderExcluir
  2. Deveriam existir medidas governamentais de acompanhamentos dessas pessoas desde o momento do diagnóstico da doença...
    Essas pessoas precisam receber tratamento e não podem ficar sozinhas, pois podem representar um perigo para toda a sociedade!

    ResponderExcluir