segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Colômbia - Cartagena das Índias

     

     Esta é a quinta maior cidade da Colômbia, olhando de cima parece ser pequena, porém à medida que chegávamos mais perto foi se descortinando uma linda cidade, moderna, com prédios altos e bairros antigos. É uma cidade mágica, pela preservação, pelo por do sol, pelo colorido, pelas flores, pela alegria de seu povo!
     A brisa do mar e o por do sol que transformam as cores das fachadas das casas com mais de 400 anos, tiram o fôlego das pessoas que visitam Cartagena. Cidade fundada em 1533, considerada Patrimônio Histórico da Humanidade, conserva a arquitetura colonial de suas construções e o conjunto de fortificações mais completo da América do Sul.
     As muralhas de Cartagena, centro histórico, é a alma desta cidade, inspiração do poeta Gabriel Garcia Marquez em tantos de seus romances. São 11 km de muralhas erguidas pelos espanhóis. Caminhar dentro desta cidade é voltar muitos séculos, suas ruas de pedra, calçadas estreitas, casas na beira da calçada, portas de madeira com trancas de ferro, muitas flores nas sacadas. Dá para percorrê-la toda caminhando, é limpa, segura e bem cuidada.
Foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, em 1984. A arquitetura da época é mantida nos dias atuais. Muitas restaurações estão sendo feitas para preservar o período colonial.
     Fora da Cidade Amuralhada, como os cartagenos costumam dizer, existem muitas atrações. Preparem-se para total imersão no passado, com castelos, piratas, batalhas e muitas emoções em todas as histórias contadas em vários passeios que fizemos. O pirata Morgan, conhecido nosso lá do Panamá aparece neste cenário também, a casa que pertenceu a ele fica dentro da cidade murada.
Li muito sobre a orla da cidade de Cartagena, os comentários não eram nada animadores, pela cor da areia e da água do mar. Escolhi o hotel fora da “muvuca” da cidade murada. Nossa... O hotel “Corales de Índias” me conquistou, todos os apartamentos tinham vista para o mar. Todos os dias eu me encantava com o espetáculo do por do sol no mar do Caribe. Realmente vi o mar escuro e lindamente azul, de acordo com o sol, a areia não era muito escura, mas limpa. Vou colocar algumas fotos e vocês tiram as conclusões.
     No city tour privado que fizemos, visitamos muitos lugares lindos, impossível descrever tudo num único post.  Parada obrigatória, Castillo Sam Felipe de Barajas, a mais imponente obra de engenharia já construída pela Espanha em uma colônia. Ele foi iniciado em 1657 para proteger Cartagena de ataques piratas e é um dos mais importantes da América Latina, dele e do Convento de La Popa se tem uma das melhores e lindas vistas da cidade. Há muitas galerias e túneis para percorrer dentro do forte.
     A famosa Playa Blanca, localizada na ilha Barú, 40 km ao sul de Cartagena, é possível chegar por estrada ou pela água. Aconselho contratar um serviço particular (que fale o idioma local) ou chegar de barco, pois se você for pela estrada vai se decepcionar muito com a chegada. Estrada esburacada, muitos prestadores de serviço, guardadores de carro, pessoas que querem te levar para os restaurantes, difícil acesso até o mar. Nosso guia nos levou de bote para outra praia mais tranquila. Até neste local o acesso de ambulantes é irracional. Vende de tudo, cuidado ao aceitar uma “amostra” de qualquer coisa, seja colar, pulseira ou massagem, porque no final das contas nada é de graça e você será coagido a pagar. Preço não combinado antes pode ser uma surpresa nada agradável. Então se liga! Para não estragar o passeio, seja educada e não dê assunto. Tenha certeza, seu passeio será tranquilo.
     A praia é linda, verde, transparente, morna, perfeita para se refrescar frente ao calor que faz em Cartagena, exatamente como eu imaginei o mar do Caribe. No dia em que estávamos na praia houve o eclipse solar, porém não escureceu apenas o sol perdeu o brilho. Muito linda!
     Cartagena das Índias foi muito mais do que eu esperava, principalmente pelo belíssimo por do sol que ainda está nítido em minha mente, realmente fantástico.

     Assim, bem vindos ao cenário de “Amor em Tempos de Cólera”, de Gabriel Garcia Márquez.
No primeiro dia à tarde, o mar escuro tão comentado.
Foto tirada no segundo dia. Então, como é a cor do mar da cidade de Cartagena?



Playa Blanca, água morna, transparente. Linda!
Os ambulanbtes e a chegada na praia, antes de pegar o bote.
Hotel Corale de Índias

Cidade Murada

Nenhum comentário:

Postar um comentário