quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Panamá - o que ninguém me contou!

     

     Quando comecei a organizar minha viagem, li muitos blogs entrei em vários sites para saber tudo sobre o lugar que eu iria visitar. Eu sempre faço isso. E a maioria recomendava comprar um chip de celular (internacional) para usar no local. Bobagem desliguei o pacote de dados do meu celular e utilizei o WIFI dos lugares em que eu estava, pois a maioria dos espaços públicos ela é free. Comunicava-me com meus filhos pelo whatzap, inclusive por vídeo.  Vale lembrar, a internet dos hotéis em que me hospedei era ótima.
      A cultura é americana, o café da manhã é um praticamente um almoço, povo extremamente gentil com seus turistas. É possível caminhar pelas ruas sem ser importunado. Um lugar que me senti segura, o celular pode ser utilizado pelas ruas sem problema, não há mendigos perambulando. Há segurança policial por todos os lugares.
     As avenidas são muito grandes algumas com nome, porém a maioria é sinalizada através de números. As calçadas por onde passei eram estreitas e mal conservadas, a prioridade é para carros. A frota é relativamente nova e a maioria carros grandes (camionetes), até porque os valores são absurdamente menores que aqui no Brasil.
     O taxi não tem GPS para se locomover, é preciso dizer o hotel que eles imediatamente te levam. Utilizamos também taxi compartilhado, abordado na rua, sem problemas com segurança. O metrô é limpo, muito seguro e pontual. O trânsito é caótico, depois das 15 horas o engarrafamento é total. O panamenho não economiza buzina, buzinam o dia todo, para qualquer coisa.
     Chamou a minha atenção o uniforme escolar, sim, eles usam uniforme! A roupa das meninas, blusa branca e saia cinza com pregas, até aí tudo bem, porém o comprimento da saia vai até o joelho. Assim, por todo percurso que passei, inclusive na Colômbia, as meninas se vestem desta forma.
     O clima é quente. O tempo não impede os passeios, não se assuste se armar uma tromba d’agua, provavelmente depois de 10 minutos terá sol. Então, chove e abre o sol imediatamente, depois vem um calor abafado, a temperatura mais de 30 graus.
     Como o país é bastante americanizado, eles adotam o dólar como moeda corrente, porém a moeda do Panamá é a Balboa. Quando você paga qualquer produto em dólar, o troco vem em Balboa (que só existe em moedas).
1 Balboa = 1 dólar americano. (válida desde 1903)
     A ponte das Américas é a única ligação terrestre entre as duas margens do canal. A ponte inaugurada em 1962 liga a América do Norte à América do Sul.
     Lembrando, que se você seguir viagem para a Colômbia, passando pelo Panamá, o Passaporte é obrigatório e não esquece a carteirinha internacional de vacinação, sem ela você não viaja!
     Assim... A seguir o próximo passeio... Rumo à Colômbia!




Nenhum comentário:

Postar um comentário