terça-feira, 3 de outubro de 2017

Cartagena das Índias - O que ninguém me contou

          
     Dando sequencia as dicas da viagem, por mais que eu tenha pesquisado sobre o roteiro que eu faria, muitos episódios foram surpresa para mim.
     Cartagena é uma cidade grande, com mais de um milhão de habitantes. Vimos muitos jovens pelas ruas, trabalham como ambulantes e outros vivem de turismo. Chamou a minha atenção que são pessoas subempregadas.
     O transporte público é de arrepiar. Os veículos trafegam com as portas abertas, são ônibus velhos, o cobrador fica pendurado na porta.
     O taxi também não tem taxímetro, o valor é combinado de acordo com o destino, porém antes de embarcar no carro, assim não haverá surpresas no final do percurso.
     Andar pelo centro histórico de Cartagena é bem fácil e se perder pelas ruelas é obrigatório. Você passa muitas vezes no mesmo lugar, mas se você procurar uma loja específica fique certo, você não vai encontrá-la novamente a não ser que você tenha o endereço certinho.
     Existem muito vendedores de tudo, pelo centro histórico, na cidade, nas praias. Não ligue, passe sem dar assunto. Eles te acompanham, mas logo desistem. É muito chato passear e o tempo todo ter os ambulantes por perto.
     Pesquise passeios, quase tudo é tabelado, sempre é possível obter descontos. Não se esqueça de levar água em todos os passeios que você fizer, pois é muito quente. No castillo de San Felipe, não compre água na subida (há muitos vendedores). No topo do castelo tem água geladinha para comprar.
     Fomos à playa blanca pela estrada. Não encontramos postos de gasolina pelo caminho, porém vimos um comércio clandestino onde vendem a gasolina em galão na beira da estrada. O maior perigo!
     Vá de barco para a praia branca e se prepare com os ambulantes.
     Algumas leis de trânsito são internacionais, como o uso de capacete em motocicleta, ocorre que na Colômbia o uso de capacete é completamente esquecido, e o número de ocupantes em cada moto em muitas vezes passa de dois. No percurso que fizemos flagramos uma moto com cinco ocupantes! Não se escandalize, é normal.
     O espanhol é muito diferente do que estamos acostumados a ouvir. É quase um dialeto.

     Próxima parada, a ilha de águas mais lindas do Caribe, San Andrés!


 






Nenhum comentário:

Postar um comentário