quarta-feira, 10 de julho de 2013

Você tem medo de dentista?

A cada dia que passa as terapias alternativas vem aumentando o interesse da população mundial e dos profissionais da saúde. A aplicabilidade da terapia floral se faz presente na odontologia para amenizar a ansiedade e até mesmo para o controle do medo, pânico, traumas.
Estudos mostram que o dentista é um agente causador de medo através dos equipamentos que usa e o desconforto do paciente pode ser um obstáculo ao tratamento e assim dificultar a absorção dos medicamentos utilizados no procedimento. A anestesia é um exemplo, sendo necessárias várias aplicações fazendo com que o organismo sinta mais dor, devido à ansiedade do paciente.
Na rotina do consultório, medo e dor são uma constante, e o controle desse medo nas primeiras consultas é primordial. Os profissionais estão preocupados com o bem estar de seus pacientes, e buscam vários recursos terapêuticos para reduzir o desconforto como técnicas de relaxamento, acupuntura, terapia floral, assim surge o terapeuta floral para mudar este quadro. Há uma grande aceitação por parte da população por ser eficaz e não ter contra indicação.
Os pacientes temem o desconhecido e os procedimentos que serão submetidos durante o tratamento. Este medo pode ser ameno ou intenso, podendo chegar à fobia. Conforme forem suas antigas experiências a isto relacionadas. A anestesia, o barulho emitido pela broca, já causa um desconforto.
Os florais agem de forma a remover todas as energias negativas que dificultam a vida das pessoas e que desenvolvem stress, ansiedade, medo excessivo, fazendo com que o organismo recupere o equilíbrio natural, tornando os usuários mais saudáveis e menos propensos a doenças.
O uso de florais de Bach na odontologia vem de encontro à forma de tratar o ser humano além do aspecto físico proporcionando a ele segurança, conforto e consequentemente diminuindo sua ansiedade.
Dr. Bach descobriu que algumas flores auxiliavam as pessoas que tinham medo e consequentemente tornava-as ansiosas. Para aquelas que necessitam de cirurgia o uso dos florais acelera a cicatrização. Para exemplificar, as essências como Cherry Plum ou Mimulus são indicadas para pessoas que ficam o tempo todo pensando na consulta e se martirizando, através de seu pensamento.
Um trauma pode ser adquirido na infância, por relatos assustadores de amigos ou parentes, fazendo com que esta pessoa no futuro tenha muito medo de dentista.
Os tratamentos alternativos foram regulamentados e aprovados pelo Fórum para regulamentação das práticas integrativas e complementares à saúde bucal em junho de 2008, em Brasília. Seu maior objetivo é que procedimentos sejam utilizados como recurso terapêutico aos procedimentos convencionais na prática odontológica. (Jornal folha de são Paulo 16 de dez, 2006)

A restrição de efeitos adversos torna a Terapia com florais de Bach uma ferramenta importante para o controle do medo e ansiedade em diferentes faixas etárias. Conforme for o tratamento que o paciente for submetido os florais podem ser utilizados dias, horas ou até mesmo minutos antes do procedimento odontológico. Nestes casos o uso do floral RESCUE é muito eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário