terça-feira, 29 de março de 2011

CRIANÇA EM EXTINÇÃO...

Crianças. “Não se faz mais crianças como antigamente!” Por quê? Neste mundo moderno, século XXI, interrogo-me constantemente, procurando encontrar alguma resposta convincente, que me satisfaça à curiosidade.
A criança de hoje é hiper adubada, ela não é estimulada a pensar, se comporta como um adulto, fala línguas, toca instrumentos, tem amigos virtuais, se comunica pelo MSN, tem celular, preocupa-se com moda e estilo, tira conclusões precipitadas sobre vários assuntos. Preocupa-se em desenvolver a lógica, rapidez, desenvoltura no teclado, deixando de lado as coisas simples de criança como os brinquedos pedagógicos, contos de fadas, bonecas ou carrinhos.
Desde pequena ela é condicionada pelos pais a desenvolver o raciocínio, a sua inteligência com computadores, ipod, brinquedos eletrônicos, fazer várias atividades extras na escola, tudo para mantê-la ocupada. Ela não tem mais tempo de ser criança, ter o prazer de se sujar, porque dela é exigido um comportamento de adulto.
Eu também fui criança, o meu tempo não foi o das charretes, nem dos bois, mas foi o tempo da crise da gasolina, dinheiro curto, nem se pensava em cinema 3D, os computadores não eram domésticos. As ruas eram cheias de crianças que de brinquedos sadios faziam a sua infância. Esconde esconde, meia meia lua 1 2 3, pega pega eram nossos brinquedos favoritos.
Como eu ficava triste quando pelas 18 horas eu tinha que entrar, pois isto não eram horas de criança brincar na rua.
Tenha dó. Onde está o encantamento da criança, hoje ele desenvolve um papel que não é o dela, o papel de mini-adulto, cheia de atividades e responsabilidades.
Hoje, onde estamos? O aniversário não tem mais a singeleza das brincadeiras, mas sim, uma super produção. As festas são à noite no ritmo da balada! Isso mesmo!
Eu fui do tempo que se brincava nas ruas, graças a Deus, ao passo que agora nossas crianças ficam em casa na companhia da Net, tem seu próprio computador, a era da internet, entrando muitas vezes em sites impróprios para a sua idade.
Concordo que se a criança vai para a rua brincar poderá ficar ali mesmo, pois os carros não perdoam. Mas algum de nossos prédios tem playgraud, temos muitas creches com ótimos professores, os fins de semana podem ser usados para buscar pracinhas com balanço, gangorra, é preciso resgatar a infância!
Vamos salvar as crianças da era dos eletrônicos, vamos eleger um dia por semana sem internet, um dia por semana onde os pais farão uma dedicação exclusiva aos pequenos, um dia sem ser estimulada a ser a melhor. Vamos fazer renascer a ingenuidade e a fantasia que toda criança necessita passar para ser ajustada na sociedade. Não deixem que as crianças sejam mini robozinhos.
O mundo precisa de crianças e não de gênios ou uma população que de tanta informação não sabe o que quer.
* texto adaptado e publicado em 04.11.1978

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto dona Vera!
    Realmente, tu conseguistes sintetizar o que é a infância hoje! É preocupante o fato de criarmos esses mini-robôs em nossa sociedade, programados para serem os melhores em tudo, a qualquer custo.
    Ótima a idéia de reservar um dia da semana para viver a infância de antigamente.
    Tivemos sorte, eu, o Dudu, e a nossa geração, em ser uma das últimas com criação à moda antiga! Temos que agradecer a vocês que foram bons pais!
    Mais uma vez, parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir