segunda-feira, 25 de julho de 2016

Serra do Rio do Rastro / SC


Porque sair de Porto Alegre especialmente para conhecer uma estrada? São para loucos aventureiros, amantes da natureza ou  viciados em estrada. É isso mesmo!
Quem visita Lauro Muller, tem como moldura a Serra Geral e nela a exuberante Serra do Rio do Rastro, cortada por uma estrada sinuosa de 15 km em concreto, encravada em rocha natural, cortando um profundo cânion de 1460 m em relação ao nível do mar, salpicada por vários mirantes, curvas sinuosas de 180 graus, íngremes. É um percurso exuberante e inesquecível de natureza. Esta serra une o planalto serrano (com temperaturas negativas no inverno com campos cobertos por gelo ou neve) à planície colonizada por italianos e alemães. Em dias de céu claro é possível vislumbrar cadeias de montanhas, vales e até mesmo o mar.
Descer ou subir a Serra do Rio do Rastro é sempre uma aventura. O trecho muito sinuoso da SC-438 possui 284 curvas, fica entre Lauro Muller e Bom Jardim da Serra.
Os mirantes oferecem belas paisagens, e aos amantes da fotografia uma bela recordação. Dizem que a paisagem fica ainda mais bela à noite, com iluminação, mas vá com calma pode haver neblina e assim o trecho fica mais perigoso.
Subimos em um dia muito ensolarado, foi possível vislumbrar montanhas muito distantes, cânion muito profundos, e ao longe pudemos perceber que o mar estava a nos acompanhar. Mas é preciso ter atenção, pois em alguns trechos as curvas são tão fechadas que não é possível passar dois veículos ao mesmo tempo. Neste local também há linha regular de ônibus saindo de Criciúma. Cuidado você pode se deparar com um veículo de grande porte sem sua direção, suba com calma apreciando a bela paisagem.
Pesquisei um pouco da história do lugar: a Serra do Rio do Rastro inicia em 1870 quando os primeiros habitantes do lugar necessitavam conseguir gêneros de primeiras necessidades que chegavam ao Porto de Laguna. Assim foi sendo abertas clareiras, transformando em trilhas na serra e sendo batizada de Serra dos Doze e posteriormente recebeu o nome de Serra do Rio do Rastro. Esta descida levava dias e as pessoas o faziam sobre o lombo de burros.
Na década de 80 a estrada finalmente foi pavimentada e iluminada. Atualmente mantém as curvas do traçado original, facilitando a vida dos moradores e atraindo cada vez mais turistas amantes da natureza.
No total a estrada tem 34 km partindo (subida) de Lauro Muller até Bom Jardim da Serra. No topo da serra há um mirante de onde é possível vislumbrar todas as curvas em meio à mata nativa, é neste ponto que o turista vislumbra a mais linda paisagem, com árvores, curvas, morros, cascatas, tudo isso em apenas um lugar.
Em 2012 esta serra foi eleita por um site espanhol como uma das estradas mais espetaculares do mundo, por sua fantástica configuração geográfica. Realmente é um lugar mágico onde está estampada a grandeza do Criador e também a inteligência dos bravos construtores desta estrada.

Recomendo uma passadinha para contemplar este lugar, esta obra de engenharia e da natureza, mas vá com cuidado.



Um comentário: