domingo, 31 de julho de 2016

O paraíso de VALPARAÍSO / Chile


A simpática cidade portuária de Valparaíso de aproximadamente 298,2 hab. (dados de 2016), localizada a 144 km de Santiago onde os cerros invadem a costa fazendo com que a vista para o Oceano Pacífico seja o maior espetáculo. O destaque fica por conta dos diversos mirantes que se espalham por todo lugar sendo assim um dos principais atrativos turísticos do lugar. Dizem que nas festas de final de ano estes são os pontos mais disputados para ter uma visão privilegiada dos espetáculos de fogos que descortinam sobre o mar.
Repleta de belos morros e colinas ao total de 42, muitos apresentam particularidades que não se repetem em outros, como no Cerro Barón que abriga instalações universitárias, serviços públicos ou uma linda e antiga igreja de San Francisco.  Hoje estes lugares tem um forte apelo turístico com restaurantes, casas remodeladas e hotéis. É uma cidade muito colorida, a arte aflora pelas paredes e muros e um local totalmente seguro para circular a qualquer hora do dia.
Devido à inclinação dos morros a cidade é dividida em alta e baixa e o transporte utilizado para fazer esta ligação são os elevadores coloridos que deslizam num sobe e desce levando moradores e turistas, chamado de ascensor (artilleria, funicular), no total são 15 ascensores declarados monumentos nacionais.
Durante a idade do ouro de Valparaíso (1848-1914) a cidade recebeu um grande número de imigrantes vindos principalmente da Europa (Alemanha, Itália e Grã Bretanha), e foram estes que deixaram uma marca única na arquitetura da cidade dando características europeias ao lugar. Cada comunidade construiu suas próprias igrejas e escolas, assim como instituições culturais e econômicas.
Em Valparaíso a cultura aflora, e possui muitos locais para observar o que digo, seja no Museu Municipal de Belas Artes, na Galeria Municipal de Arte, Museu de História Natural e Casa Museu La Sebastiana (Pablo Neruda), apesar de ser uma cidade relativamente pequena pelo seu número de habitantes ela possui cinco universidades tradicionais, demonstrando assim a forte atividade cultural.
A arte de rua, as casas coloridas, o sobe e desce das ladeiras, a vista para o mar, a atmosfera boêmia e a aparente desordem são de encher os olhos e é por isto que a área histórica de Valparaíso foi declarada pela UNESCO em 2003, Patrimônio Cultural da Humanidade.
Valparaíso é charmosa, surpreendente, cultural, com caminhos íngremes, sinuosos, uma linda vista para o Oceano Pacífico e é por isto tudo que é um “paraíso” que deve ser visitado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário