quarta-feira, 23 de julho de 2014

Torres / RS

Visitar o litoral norte no inverno é muito prazeroso porque o movimento intenso do verão, de quase 400000 pessoas, dá lugar a passeios muito tranquilos. É possível observar a paisagem sem o burburinho das pessoas. Em dias de inverno o sol aquece e os pensamentos são levados como uma brisa diretamente para o mar. Assim é Torres, simples, calma e linda!
É um município situado no extremo norte do litoral do Rio Grande do Sul, a aproximadamente 200 km de Porto Alegre. Tem esse nome por conta dos enormes penhascos que se seguem entre os balneários. A paisagem da cidade tem destaque por ser a única praia do estado em que sobressaem paredões rochosos à beira mar, com falésias, enseadas e por ter à sua frente à única ilha marítima do estado, a famosa Ilha dos Lobos (que pode ser visitada entre os meses de abril a dezembro) para a observação de lobos-marinhos, leões marinhos, muitas vezes é possível avistar baleias e botos.
Um pouco de história: no século XVII, durante a colonização do Brasil pelos portugueses, por estar encravado em um estreitamento da planície costeira, o local passou a se constituir rota de passagem obrigatória para os tropeiros e outros desbravadores vindos do norte pelo litoral, na época outra passagem possível era por cima do planalto de Vacaria. Pelo fato de haver muitos morros junto à praia, logo foi reconhecido seu valor estratégico como ponto de observação e controle de passagem.
Do alto dos morros a vista panorâmica encanta a todos. As praias mais bonitas ficam na cidade. A praia da Guarita é o próprio cartão postal, um local com o mar muito agitado. Para chegar até lá é preciso subir alguns degraus, mais ou menos 100, o percurso é curto, mas acreditem, vale muito a pena, pois a vista é de tirar o fôlego.
O morro do Farol é outro destaque, construído em 1912, é possível avistar a Ilha dos Lobos, as dunas, a Lagoa do Violão a Praia da Cal, Praia Grande e o Morro do Meio. O acesso pode ser feito de carro. Um local aprazível para um bom chimarrão com amigos e apreciar os voos de paraglider.
Em Torres há mais de vinte e cinco anos acontece o “Festival Internacional de Balonismo”, e durante cinco dias o céu desta praia gaúcha ganha cores diferentes, chegam a voar mais de 40 balões. Tradicional na cidade, as provas se dão deste a manhã até o entardecer dependendo das condições climáticas. E à noite a diversão fica por conta dos shows musicais.

Precisando uma sugestão para o próximo passeio? Visite Torres no inverno, você vai se surpreender!



Nenhum comentário:

Postar um comentário