terça-feira, 1 de outubro de 2024

Circuito Germânico - continua...

                                       LINDERHOF

Linderhof é um palácio real na Alemanha, inspirado em Versalhes, construído entre 1869 e 1878, pelo Rei Ludwig II, o mesmo que construiu Neuschwanstein).

Fica localizado nas proximidades de Oberammergau e da Abadia de Ettal, no sudoeste da Baviera, era o refúgio preferido do famoso “Rei Louco”. O arquiteto do parque, Carl von Effner, incorporou a paisagem montanhosa na construção, e os caminhos do parque levam até os picos das montanhas.

O objetivo do rei era se isolar do mundo, e o palácio fica numa região bem retirada (dentro de um parque, aos pés dos Alpes), uma região magnífica por sua exuberante natureza. Este palácio foi a única obra completa do Rei. Suas outras duas grandes construções não foram acabadas antes da morte prematura (e misteriosa) aos 40 anos.

Quem visita hoje o Linderhof, não imagina que ele já foi uma cabana de caça do Rei Maximillian II, pai de Ludwig II.

Então, a ideia de construir o palácio de Linderhof, surgiu a partir de uma viagem de Ludwig II à França, em 1867. Ele admirava tudo relacionado ao Rei Luís XIV e quis fazer um monumento em sua homenagem. Logo na entrada do palácio, bem no centro, há uma estátua de Luís XIV, assim como inúmeras referências ao rei absolutista nos demais cômodos.

As dependências do palácio são exuberantemente decoradas no estilo rococó. Impressiona a riqueza de detalhes nas tapeçarias, pinturas, móveis porcelanas, lustre.

Além de criativo, o rei era engenhoso. A mesa da sala de refeições, por exemplo, ficava sobre uma espécie de elevador. Na hora das refeições, os criados baixavam até o nível da cozinha para servir a comida. Em seguida, a mesa era novamente elevada ao nível da sala para que o rei pudesse fazer a sua refeição só.

O quarto do rei, que é o maior cômodo do palácio, conta com muito ouro e detalhes em veludo na cor azul real, que era a sua cor preferida. Sobre a cama, há um brasão da Baviera, uma das poucas referências à família real bávara, já que tudo dentro do Linderhof remete à França. O candelabro em cristal, com 108 velas é impressionantemente lindo.

Os jardins são um espetáculo à parte, lindíssimos! Os que circundam o palácio são em estilo francês, porém existe um parque em estilo inglês que ocupa 80 hectares e faz parte do complexo do palácio. Uma das áreas mais espetaculares são os jardins sul, com a sua lagoa, um jato de água de 22 metros e vários níveis de terraços. O jardim frontal tem em seu topo o pequeno Templo de Vênus que coroa o todo e oferece uma vista magnífica sobre o castelo e seus jardins. Ao norte do palácio há também um belo jardim, com a Fonte de Netuno e uma pequena cascata que desce o morro humildemente.

Para inspirar, sonhar, contemplar, alguns momentos de imersão no passado, visite o Linderhof, não haverá arrependimentos.












Nenhum comentário:

Postar um comentário