segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Circuito Germânico - continua...

                                NEUSCHWANSTEIN

Saindo de Munique, a 130Km fica a cidade de Füssen, ponto de partida para fazer a tradicional Rota Romântica pela Alemanha, no sudoeste de Baviera. Esta cidade é a base para conhecer o fantástico Castelo de Neuschwastein. Fizemos essa viagem com destino à Áustria, no caminho uma a parada para conhecer o castelo.

A paisagem parece uma obra de arte: um castelo com ares medievais instalado em uma região montanhosa, com floresta no entorno e muito próximo a uma cascata. É um dos principais cartões postais da Alemanha e inspirou Walt Disney na construção do castelo da Bela Adormecida e da Cinderela na Disneylândia.

Um sonho transformado em realidade, um cenário de conto de fadas na vida real que, no verão, está verdinho; no outono em tons alaranjados e no inverno, tomado de neve, ou seja surpreende em qualquer estação.

Nascido em 1845, Luís II ou, Ludwig II da Baviera, ficou conhecido como o “Rei Louco”, devido ao seu caráter romântico e sonhador que fez com que ele se fechasse em si mesmo e em seu mundo de fantasia.

O ambicioso projeto de Luís II, começou a ganhar forma em 1869, através de um cenógrafo teatral que, seguindo as ideias e desejos do rei, projetou um espaço mais estético que funcional. Construído como um mundo imaginário e poético no qual podia se refugiar e sonhar. O castelo é considerado mundialmente o símbolo da arquitetura romântica, conta com pinturas inspiradas nas óperas de Richard Wagner, que o rei admirava até limites insuspeitáveis.

Apesar do aspecto medieval com o qual construiu o castelo, esse incorporou diversas modernidades para a época. Contava com calefação central de ar quente, luz elétrica, água corrente quente e fria, desagues automáticos e inclusive uma linha telefônica.

O castelo tem 200 cômodos, entre os quais se destaca ambientes como a Sala do Trono, com 13 metros de altura, a Sala dos Cantores, que apesar do seu grande tamanho e do seu cenário não estava dedicada a abrigar festas da corte, ou o dormitório do rei e a capela, feitos em estilo neogótico.

Algumas semanas depois da morte do rei, o castelo foi aberto ao público. Atualmente o local recebe na alta temporada, cerca de 10.000 visitantes ao dia, chegando a ter mais de 1,4 milhão de visitantes por ano.

A subida ao castelo é íngreme, pegamos um ônibus, até Marienbrücke, a ponte de onde se tem a melhor vista para o Neuschwanstein, o acesso é gratuito.

Toda história tem suas curiosidades: o complexo do castelo estende-se por 6000m articulados em quatro andares e numerosas torres, com uma altura que atinge 80 metros. Luís II da Baviera empenhou todo o seu patrimônio na construção do castelo.

Um conto de fadas nos dias modernos, essa é a definição deste local. Andando pelos corredores, é possível retroceder no tempo, voltar a época de Ludwig II, imaginar a vida de luxo e ostentação mas também, sentir a solidão deste rei, considerado Louco!





maquete do castelo

Que vista...






Nenhum comentário:

Postar um comentário