quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Circuito Germânico, continua...

                         DRESDEN

Localizada às margens do rio Elba, esta cidade ao leste da Alemanha é a capital do estado da Saxônia. Distingue-se pelos museus de arte célebres e pela arquitetura clássica da cidade velha reconstruída.

Um pouco de história:  Em 13 de fevereiro de 1945, Dresden estava intacta. A pérola alemã com seu centro histórico e suas igrejas barrocas, museus de arte e a sua ópera grandiosa daria uma capital administrativa perfeita para os Aliados. A cidade havia sido construída por pedreiros italianos que a esculpiram de forma suave, à imagem de centros artísticos e humanísticos do resto da Europa.

Na madrugada deste 13 de fevereiro, 796 aviões britânicos largaram 4500 toneladas de explosivos e bombas incendiárias sobre a cidade. O centro histórico desapareceu instantaneamente, consumido pelas chamas. No dia seguinte, novo bombardeamento, desta vez pela Força Aérea norte-americana. Dos 220 mil lares de Dresden, 75 mil foram destruídos, assim como 24.866 edifícios, arrasou 20 km da velha cidade onde para sempre desapareceram insubstituíveis tesouros artísticos e culturais assim como, matou 35.000 pessoas identificadas e centenas de milhares de outras irreconhecíveis.

O bombardeamento de Dresden foi considerado um ataque estratégico pelos Aliados e um crime de guerra por muitos. Quase oitenta anos depois Dresden ainda é uma ferida aberta na Europa.

Em outubro de 2005, os sinos da Frauenkirche (igreja luterana de Nossa Senhora) voltaram a tocar. A paisagem de Dresden reorganizada, como peças de lego. O edifício da Igreja seria idêntico ao original, não fossem os diferentes tons das pedras utilizadas na sua reconstrução. É que entre os milhões de blocos de arenito que incorporam a fachada há cerca de 4000 pedras mais escuras. Foram recolhidas pelos habitantes da cidade nos dias seguintes ao bombardeio ou antes da destruição total das ruínas e reutilizadas. Dentro de décadas, devido à oxidação, todas as peças serão da mesma cor e o trabalho de reconstituição terá, por fim, terminado.

Hoje Dresden foi completamente reconstruída e até mesmo melhorada. Esta cidade abriga a maior coleção de porcelanas do mundo, que inclui mais de 20.000 peças de porcelana de diferentes épocas e estilos.

É nesta cidade que tem a cervejaria mais visitada, a Paulaner, aproveite um restaurante tradicional, vale muito a pena.

E, para finalizar, foi em Dresden que surgiu o segundo curso de fisioterapia do mundo, em 1918, sendo o primeiro surgido na cidade de Kiel, também na Alemanha.

Diante de tanta barbárie, fico a pensar, como pode!!!!! Tanta destruição, por poder, ganância, sem pensar um segundo nos seres humanos! Lamentável. Porém a humanidade deve ser questionar, porque nos dias de hoje isso ainda acontece em diferentes partes do mundo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário