sábado, 21 de setembro de 2024

Circuito Germânico - continua...

            ROTHENBURG OB DER TAUBE, a cidade mais famosa da Rota Romântica

 O destino fica a pouco mais de 65 Km da cidade alemã de Nuremberg, no famoso estado da Baviera, no sul da Alemanha, faz parte da Rota Romântica, uma rota turística cheia de charme e romantismo que passa por mais de 400 Km, entre Würzburg e Füssen.

O nome da cidade foi dado após a construção do castelo, no séc. X. Rothenburg (rot=vermelho e burg = castelo), já ob significa “acima” e Tauber, o rio existente na região. Portanto, a “fortaleza vermelha acima do rio Tauber”.  Suas muralhas, torres, tradições e lindas casinhas em enxaimel atrai todos os anos muitos turistas, justamente porque conseguiu preservar seu ambiente medieval, com seu antigo muro ao redor do centro velho praticamente intacto. É considerada uma das rotas mais famosas e encantadoras da Alemanha.

Durante a Idade Média, era muito comum a construção de muralhas de defesa no entorno das cidades, para repelir possíveis ataques, especialmente nas cidades mais prósperas, isso durante o século XIII.  Com a rápida expansão da cidade, foi necessário, 30 anos após a conclusão da antiga muralha, erguer uma nova que abrangesse uma área ainda maior do que a primeira. É possível percorrer no centro histórico os 4 km de muros.

No último mês da Segunda Guerra Mundial, Rothenburg foi gravemente danificada. Um bombardeio em 31 de março de 1945 resultou em um incêndio que destruiu 40% da cidade. No entanto, duas semanas depois foi rendida às Forças Americanas sem mais destruição. Dos aproximadamente 950 edifícios dentro das muralhas da cidade que existiam em 1885, 592 sobreviveram à guerra sem danos, e 52 foram parcialmente destruídos. Os edifícios foram reconstruídos nas décadas de 1950 e 1960, projetados para integrar a substância construída preservada e são reconhecíveis como construções mais recentes apenas à segunda vista.

Rothenburg ob der Tauber, era um importante destino turístico na Alemanha antes da Segunda Guerra Mundial, após o conflito tornou-se um dos destaques da Rota Romântica, a primeira estrada turística da Alemanha. Não querendo fazer nenhuma demagogia, a Rota Romântica do Rio Grande do Sul tem aspectos que se assemelham à da Alemanha.

A cidade tem um cenário digno de contos de fadas, literalmente: dizem que foi ali que Walt Disney se inspirou para criar a vila onde vivia o personagem Pinóquio do famoso desenho animado.

 Rothenburg ob der Tauber, é considerada a capital natalina da Alemanha, a cidade possui um dos mais lindos mercados de Natal com tradição de 500 anos, além disso, há o museu que mostra como o Natal começou a ser celebrado no país e os costumes de cada região. Nesse você também encontrará antigos enfeites e árvores de natal, assim como uma estátua enorme do quebra-nozes.

Muitos se perguntam onde está o castelo, ao qual Rothenburg se refere (fortaleza vermelha). Pois bem, o castelo da cidade já não existe mais, Stauferburg foi destruído, segundo a lenda, por um terremoto em 1356. Entretanto o jardim ainda está presente e com certeza é um lugar impressionante que não vai decepcionar o visitante.

Do local é possível ter uma vista perfeita da cidade e do vale do Tauber. O jardim possui árvores históricas e também uma parte do castelo a qual não foi destruída. Mas não acaba aí, as estátuas do jardim, também são um grande destaque, a combinação das flores de diversas cores e dessas estátuas é impressionante, a rica vegetação pinta o jardim com um caráter colorido e vibrante, proporcionando um espaço de relaxamento e descoberta.

As figuras de arenito presentes no jardim são representações simbólicas das estações e dos quatro elementos, servindo como um atrativo especial a quem visita este belo jardim.

A história de Rothenburg ob der Tauber, na Segunda Guerra Mundial é um testemunho da resiliência e da dedicação à preservação do patrimônio. Continua mantendo dentro destas paredes centenas de anos de história e um clima de idade média. A isto somado muita beleza nas construções bem preservadas com flores nas janelas. É um lembrete vivo do passado da Alemanha.














Nenhum comentário:

Postar um comentário